quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

ANO DA MISERICÓRDIA EM NOSSA PARÓQUIA

“Todos somos pecadores! Aproveitemos esse momento que vem e cruzemos o limiar dessa misericórdia de Deus que nunca se cansa de perdoar, nunca se cansa de nos esperar! Ele nos olha, está sempre próximo a nós. Coragem! Entremos por essa porta!”. (Papa Francisco)

Nosso Bispo Dom Pedro estará abrindo oficialmente o ano da misericórdia na Forania Nossa Senhora dos Campos em uma celebração no dia 19 de dezembro às 10h na Igreja do Divino Espírito Santo em Varginha.
Todos estão convidados a participar deste momento especial de nossa fé.
Nossa Paróquia irá realizar a abertura oficial do Ano da Misericórdia no dia 20 de dezembro na missa das 10h na Comunidade São Judas Tadeu.



A Forania Nossa Senhora dos Campos é composta pelas paróquias:

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

ANO DA MISERICÓRDIA

Tem início Jubileu Extraordinário da Misericórdia

O Ano Santo encerrará em novembro de 2016
“Este Ano Santo Extraordinário é dom de graça. Entrar por aquela Porta significa descobrir a profundidade da misericórdia do Pai que a todos acolhe e vai pessoalmente ao encontro de cada um. É Ele que busca, que vem ao nosso encontro. Neste Ano, deveremos crescer na convicção da misericórdia”, disse o papa Francisco na cerimônia que deu início ao Jubileu Extraordinário da Misericórdia.
Milhares de peregrinos do mundo todo acompanharam a abertura da Porta Santa, no Vaticano, na manhã desta terça-feira, 8 de dezembro. A celebração litúrgica recorda a Festa da Imaculada Conceição e o 50º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II. Trata-se do 29º Ano Santo convocado pela Igreja Católica ao longo da história, com a proposta de convidar os fiéis a intensas jornadas de oração.
Antes de abrir a Porta Santa, o papa Francisco presidiu missa na Praça de São Pedro, para aproximadamente 50 mil pessoas. Na homilia, disse que o início do Ano da Misericórdia marca uma caminhada penitencial e de conversão na vida de cada cristão, fazendo referência à liturgia mariana.
“A festa da Imaculada Conceição exprime a grandeza do amor divino. Deus não é apenas Aquele que perdoa o pecado, mas, em Maria, chega até a evitar a culpa original, que todo o homem traz consigo ao entrar neste mundo. É o amor de Deus que evita, antecipa e salva”, recordou Francisco.
Após a missa, o papa Francisco realizou “gesto simbólico”, como ele mesmo referiu-se, abrindo a Porta da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O papa emérito, Bento XVI participou da cerimônia. “Atravessar hoje a Porta Santa nos compromete a adotar a misericórdia do bom samaritano”, recordou Francisco.
Confira a homilia na íntegra:
Homilia do Papa Francisco na abertura do Ano da Misericórdia
Praça São Pedro – Vaticano
Terça-feira, 8 de dezembro de 2015
Boletim da Santa Sé

Irmãos e irmãs!
Daqui a pouco, terei a alegria de abrir a Porta Santa da Misericórdia. Este gesto, como eu fiz em Bangui, muito simples mas altamente simbólico, realizamo-lo à luz da Palavra de Deus escutada que põe em evidência a primazia da graça. Na verdade, o tema que mais vezes aflora nestas Leituras remete para aquela frase que o anjo Gabriel dirigiu a uma jovem mulher, surpresa e turbada, indicando o mistério que a iria envolver: «Salve, ó cheia de graça» (Lc 1, 28).
Antes de mais nada, a Virgem Maria é convidada a alegrar-Se com aquilo que o Senhor realizou n’Ela. A graça de Deus envolveu-A, tornando-A digna de ser mãe de Cristo. Quando Gabriel entra na sua casa, até o mistério mais profundo, que ultrapassa toda e qualquer capacidade da razão, se torna para Ela motivo de alegria, de fé e de abandono à palavra que Lhe é revelada. A plenitude da graça é capaz de transformar o coração, permitindo-lhe realizar um ato tão grande que muda a história da humanidade.
A festa da Imaculada Conceição exprime a grandeza do amor divino. Deus não é apenas Aquele que perdoa o pecado, mas, em Maria, chega até a evitar a culpa original, que todo o homem traz consigo ao entrar neste mundo. É o amor de Deus que evita, antecipa e salva. O início da história do pecado no Jardim do Éden encontra solução no projeto de um amor que salva. As palavras do Gênesis levam-nos à experiência diária que descobrimos na nossa existência pessoal. Há sempre a tentação da desobediência, que se exprime no desejo de projetar a nossa vida independentemente da vontade de Deus. Esta é a inimizade que ameaça continuamente a vida dos homens, tentando contrapô-los ao desígnio de Deus. E todavia a própria história do pecado só é compreensível à luz do amor que perdoa. Se tudo permanecesse ligado ao pecado, seríamos os mais desesperados entre as criaturas. Mas não! A promessa da vitória do amor de Cristo encerra tudo na misericórdia do Pai. Sobre isto, não deixa qualquer dúvida a palavra de Deus que ouvimos. Diante de nós, temos a Virgem Imaculada como testemunha privilegiada desta promessa e do seu cumprimento.
Também este Ano Santo Extraordinário é dom de graça. Entrar por aquela Porta significa descobrir a profundidade da misericórdia do Pai que a todos acolhe e vai pessoalmente ao encontro de cada um. É Ele que busca, que vem ao nosso encontro. Neste Ano, deveremos crescer na convicção da misericórdia. Que grande injustiça fazemos a Deus e à sua graça, quando se afirma, em primeiro lugar, que os pecados são punidos pelo seu julgamento, sem antepor, diversamente, que são perdoados pela sua misericórdia (cf. Santo Agostinho, De praedestinatione sanctorum 12, 24)! E assim é verdadeiramente. Devemos antepor a misericórdia ao julgamento e, em todo o caso, o julgamento de Deus será sempre feito à luz da sua misericórdia. Por isso, oxalá o cruzamento da Porta Santa nos faça sentir participantes deste mistério de amor, de ternura. Ponhamos de lado qualquer forma de medo e temor, porque não se coaduna em quem é amado; vivamos, antes, a alegria do encontro com a graça que tudo transforma.
Hoje, e em todas as dioceses do mundo, ao cruzar a Porta Santa, queremos também recordar outra porta que, há cinquenta anos, os Padres do Concílio Vaticano II escancararam ao mundo. Esta efeméride não pode lembrar apenas a riqueza dos documentos emanados, que permitem verificar até aos nossos dias o grande progresso que se realizou na fé. Mas o Concílio foi também, e primariamente, um encontro; um verdadeiro encontro entre a Igreja e os homens do nosso tempo. Um encontro marcado pela força do Espírito que impelia a sua Igreja a sair dos baixios que por muitos anos a mantiveram fechada em si mesma, para retomar com entusiasmo o caminho missionário. Era a retomada de um percurso para ir ao encontro de cada homem no lugar onde vive: na sua cidade, na sua casa, no local de trabalho… em qualquer lugar onde houver uma pessoa, a Igreja é chamada a ir lá ter com ela, para lhe levar a alegria do Evangelho. Trata-se, pois, de um impulso missionário que, depois destas décadas, retomamos com a mesma força e o mesmo entusiasmo. O Jubileu exorta-nos a esta abertura e obriga-nos a não transcurar o espírito que surgiu do Vaticano II, o do Samaritano, como recordou o Beato Paulo VI na conclusão do Concílio. Atravessar hoje a Porta Santa compromete-nos a adotar a misericórdia do bom samaritano.
CNBB com informações e fotos da Rádio Vaticano.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Papa Francisco nomeia bispos para Paranaguá (PR) e Campanha (MG)





As nomeações foram comunicadas na manhã desta quarta-feira, 25, pela Nunciatura Apostólica no Brasil
O papa Francisco aceitou, hoje, dia 25 de novembro, o pedido de renúncia do bispo de Campanha (MG), dom Diamantino Prata de Carvalho, de acordo com o cânon 401, parágrafo primeiro do Código de Direito Canônico. No mesmo ato, Francisco nomeou o bispo dom Pedro Cunha Cruz (à direita da foto), que até o momento era coadjutor de Campanha, como titular desta Igreja particular.
Para a diocese de Paranaguá (PR), que estava vacante, o papa Francisco nomeou dom Edmar Peron (à esquerda da foto), transferindo-o da sede titular de “Mattiana” e do ofício de bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP). 
A Santa Sé comunicou, também, o acolhimento da renúncia do bispo da diocese de Nazaré da Mata (PE), dom Severino Batista de França. 
Sobre os bispos
Dom Pedro Cunha Cruz nasceu em 16 de junho de 1964, no Rio de Janeiro (RJ). Foi ordenado presbítero no dia 4 de agosto de 1990. Recebeu a ordenação episcopal aos 5 de fevereiro de 2011. Tem como lema: “Servo de Jesus Cristo (Rm 1,1)”.  Atuou como bispo auxiliar na arquidiocese do Rio de Janeiro e delegado do regional Leste 1 no Conselho Permanente da CNBB. Foi presidente do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris); bispo referencial das Pastorais Sociais do regional Leste 1 e bispo responsável pela Pastoral Carcerária também no Leste 1.  Em 20 de maio deste ano, foi nomeado coadjutor da diocese de Campanha (MG).
Dom Edmar Peron nasceu no dia 4 de março de 1965. É natural de Maringá (PR). Foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo em 30 de dezembro de 2009. Tem como lema episcopal “Eis que venho para fazer a tua vontade”. É mestre em Teologia Dogmática, com especialização em Teologia dos Sacramentos.  Desde 2011 é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB. 

domingo, 1 de novembro de 2015

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

HORÁRIO DE MISSAS - 28/10/2015

Hoje, dia de São Judas Tadeu, nossa comunidade celebrará duas missas: 11h e 19:30h.

Após a missa das 19:30h teremos festa no pátio da Igreja.


São Judas Tadeu, rogai por nós.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

FOTOS DO RETIRO COM OS CRISMANDOS

Momento muito especial para a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Retiro realizado com os crismandos no dia 25/10 no CAIC.





sábado, 17 de outubro de 2015

domingo, 4 de outubro de 2015

MUDANÇA NO HORÁRIO DA MISSA AOS DOMINGOS


A partir de hoje (04/10/2015) a missa celebrada aos domingos passa a ser realizada às 10h.

O motivo é que foi incluída em nossa paróquia mais uma celebração (na Comunidade São Lourenço), desta forma para que todos possam participar da Santa Missa nos finais de semana nossa celebração dominical deve um atraso de 30 minutos.

Venha rezar conosco.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

CAMINHADA EM LOUVOR A SÃO JUDAS TADEU

No dia 18 de outubro ocorrerá a 10ª caminhada em Louvor a São Judas Tadeu em Varginha/MG.

Este ano teremos a mudança do dia, até ano passado a caminhada era realizada em um sábado às 14h, neste ano teremos a primeira experiência de fazê-la num domingo às 7h.

São 16km de distância entre a Igreja de São Judas Tadeu no bairro Rez
ende e a Igreja de São Judas Tadeu na comunidade Rural (próximo à Walita).

No local será servido almoço (valor R$ 10,00) que pode ser adquirido juntamente com as camisetas para a caminhada (valor R$ 15,00) na igreja de São Judas .


ETAPAS DA CATEQUESE 2015

Seguem as etapas, idades, dias dos encontros e respectivos catequistas.

PRÉ EUCARISTIA I (crianças com 10 anos - etapa obrigatória)
Encontros: às sextas-feiras
Horário: de 08h às 09h
Catequista: Luciano

Encontros: aos sábados
Horário: de 09h às 10h
Catequista: Patrícia

PRÉ EUCARISTIA II (crianças com 11 anos - etapa obrigatória)
Encontros: às terças-feiras
Horário: de 19h às 20h
Catequista: Thaís

EUCARISTIA (crianças com 12 anos - etapa obrigatória)
Encontros: aos sábados
Horário: de 09h às 10h
Catequista: Humberto e Wanessa

PRÉ CRISMA (adolescentes com 13 anos - etapa obrigatória)
Encontros: às terças-feiras
Horário: de 19h às 20h
Catequista: Josimeire

CRISMA (adolescentes com 14 anos - etapa obrigatória)
Encontros: às quintas-feiras
Horário: de 19:30h às 20:30h
Catequista: André


CONFISSÕES PARA EUCARISTIA E CRISMA



CONFISSÃO PARA O SACRAMENTO DA PRIMEIRA EUCARISTIA
DIA 06/11 (SEXTA-FEIRA): 9H E 14H


CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DA PRIMEIRA EUCARISTIA
DIA 22/11 (DOMINGO): 10H

CONFISSÃO PARA O SACRAMENTO DA CRISMA
DIA 21/11 (SÁBADO): 8H


CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DA CRISMA
DIA 28/11 (SÁBADO): 16:30H

Mudança no horário da confissão da Primeira Eucaristia para atendimento de agenda do pároco.

sábado, 29 de agosto de 2015

PARABÉNS AOS CATEQUISTAS

CATEQUISTA! 
você é missão, responsabilidade, humanismo, solidariedade. Você é um  caminhar constante, irá sempre ao encontro.
O CATEQUISTA  não espera, ele vai! Vai sem saber o que encontrar. Isto não importa. O importante é você ser dotado de paciência, de coragem e, sobretudo com a vontade de compreender.
O CATEQUISTA  vai! Por que vai? Porque sempre tem e terá alguém esperando.
CATEQUIZAR  é aproximar, ouvir e estar junto, participar é sofrer e alegrar com alguém ou para alguém. Este alguém pode ser, a criança, o adulto, o velho, o enfermo, o menor carente ou uma pessoa que necessita de nossa atenção.
CATEQUISTA é aquele que vê no próximo um ser com possibilidades de ser transformado. Não é fazê-lo á nossa semelhança, mas sim avaliar suas potencialidades e deduzir até onde aproveitá-las.
Ser CATEQUISTA é sentir-se responsável por uma igreja sinal de Deus Amor, Pai e Mãe, esperança dos aflitos e sofredores.
Ser CATEQUISTA não significa você ser o sábio, mas requer coração forte, vontade firme.
O CATEQUISTA não desiste! A derrota de hoje, pode estar na vitória do amanhã.
Acreditamos que na função missionária de catequizar, é ter também a capacidade mental de experimentar, muitas vezes a derrota. Pelo fato, segundo nossa avaliação a sensação de nada ter conseguido! Então a resposta para si mesmo é: MISSÃO CUMPRIDA.
Repetir com convicção: Vou continuar! É preciso fundamentar essa vocação com a leitura da Palavra de Deus, aprendendo dos simples, ter olhos abertos, atentos á realidade; ter coração humano, fraterno, é ser continuador de Cristo entre os humilhados.
Vamos ser catequistas renovados, inculturados, sem medo, profetas.
Criem pistas de saída; procurem fontes abastecedoras; planejem caminhadas, participem da comunidade. Valorizem-se!
Estimulem-se! Unam-se catequistas de nossa cidade.
Chegou a hora da catequese viva, eficaz, transformadora.
CATEQUISTA valorize a sua hora, é a hora dos profetas. Não se cale.
Não deixe a palavra de Deus morrer afogada no poço do medo. Seja profeta, porta-voz de Deus- Amor.
A igreja está com você!

 A Comunidade São Judas agradece ao trabalho realizado por vocês, que semeiam durante as semanas a Palavra de Deus na vida de cada catequizando. Que Nossa Senhora de Guadalupe sempre esteja com vocês e com seus familiares. Nosso muito obrigado a você: Patrícia, Luciano, Thaís, Wanessa, Humberto, Josimeire e André.

sábado, 8 de agosto de 2015

PARABÉNS AOS PAPAIS PELO SEU DIA!!!


ATENDIMENTO DO PADRE NA COMUNIDADE SÃO JUDAS

A partir da próxima semana nosso pároco estará atendendo na Comunidade São Judas às sextas-feiras das 8h às 11:30h e de 14 às 17h.


sábado, 1 de agosto de 2015

SEJA BEM-VINDO PADRE ALCIDES

No último dia 28 o Padre Adriano nos comunicou durante a missa em honra a São Judas Tadeu que estaria deixando nossa paróquia.
Queremos pedir a São Judas Tadeu que ilumine esta nova fase em sua vocação e lhe acompanhe sempre nesta missão de anunciar o Reino de Deus.

Queremos acolher de uma forma muito especial nosso novo pároco Padre Alcides Ribeiro Filho. Que possamos lhe auxiliar em tudo o que for preciso para transformar nossa comunidade em um campo de semeio da Boa Nova para que possamos colher muitos frutos.

foto retirada do perfil no Facebook em 01/08/2015

quarta-feira, 29 de julho de 2015

RETORNO ÀS ATIVIDADES

É isso ai pessoal, tivemos um período de pausa nos encontros para descansarmos e refletirmos sobre a presença de Jesus em nossa vida. Foi um período também de férias nas escolas e portanto um tempo propício para o descanso.
Agora é hora de voltarmos aos encontros semanais.
Dia 01 de agosto já teremos turmas de catequese na Comunidade São Judas Tadeu.

sábado, 4 de julho de 2015

ARRAIÁ DE SÃO JUDAS

É hoje o arraiá de São Judas, logo após a missa das 18h.


A pastoral catequética está responsável pela barraca da pescaria mas na festança vai ter canjica doce, caldo de feijão, churrasquinho, bolos e mais um tantão de coisa boa.

Venha festejar conosco.

MURAL DA CATEQUESE

Nosso mural está de "cara" nova.



Nosso muito obrigado à Francilene e sua ajudante Marina por nos auxiliar com este belo trabalho.

terça-feira, 2 de junho de 2015

A "BRINCADEIRA" DE CHARLIE CHARLIE E O OCULTISMO

Como muitos catequizandos tem comentado sobre a "brincadeira" do Charlie e Catequese é algo ligado diretamente com o dia a dia da comunidade procuramos alguma informação em sites católicos para colocar aqui.
Uma matéria interessante é esta que foi publicada no blog da Canção Nova.
Vale a pena uma lida e principalmente uma reflexão sobre o que realmente vale a pena procurar.

Há um real perigo nesta brincadeira e jogo de Charlie que as pessoas em geral desconhecem…
A "brincadeira" de Charlie Charlie e o OcultismoNestas últimas semanas se espalhou no mundo inteiro uma brincadeira ou um jogo, como muitos dizem, que chamaram deCharlie Charlie.
Charlie diz se tratar de um espirito mexicano, que é invocado sobre um pedaço de papel com um par de canetas ou lápis que se cruzam, e com as palavras escritas SIM e NAO.
As pessoas então se reúnem e começam a fazer perguntas invocando este espirito de Charlei para obter respostas.
Não é nada muito diferente do que conhecemos sobre a Brincadeira do Compasso oubrincadeira do copo, que tem na verdade a origem no tabuleiro de Ouija.
Isso por algum motivo se espalhou entre os nossos jovens, e se podem ver relatos e mais relatos, e até mesmo videos desta “brincadeira” na internet.
O problema é que realmente estas pessoas não sabem com o que estão mexendo, não entenderam que isso se trata de fato de uma invocação de espíritos, de uma forma ou de outra, acreditem ou não, elas estão invocando Demônios naquele momento.
O ensinamento da Igreja Católica é claro: Não existe espíritos de pessoas vagando por aí, a única realidade que existe de espíritos; é que no mundo espiritual há os anjos de Deus, e Demônios, nada mais que isso…Portanto uma vez que eu estou invocando um espirito chamado Charlie, é certo que a pessoa poderá ter um encontro bem desagradável com realidades diabólicas.
E sabemos que quando nos expomos aos Demônios, invocando espíritos, estamos abrindo portas de nossas vidas à um perigo real, na qual estes Demônios poderão mesmo ter algum tipo de influência sobre as nossas vidas.
A "brincadeira" de Charlie Charlie e o Ocultismo
Padre José Fortea
Padre José Fortea, Exorcista espanhol, foi um dos primeiros que já deu uma entrevista ao Grupo ACI sobre esta brincadeira de Charlie, e ele foi muito claro quando disse:
“O chamado ‘#CharlieCharlieChallenge’ presume uma ‘invocação de espíritos’ e alguns espíritos, como resultado dessa prática, perseguirão àqueles que a realizem”
Padre José Fortea ainda destaca que não necessariamente todas as pessoas que tiverem contato com esta brincadeira ficarão possuídos pelo Demônio, mas alertas que “o espírito invocado ficará ao redor destas pessoas por um tempo”.
E o grande problema que eu particularmente já notei com pessoas que se envolveram com o tabuleiro de Ouija, brincadeiras do compasso e do copo e muitas outras, é que a comunicação e invocação para com estes tipos de espíritos é sempre crescente.
Começam com uma “pergunta boba”, depois querem saber de coisas sobre o futuro, sobre seus relacionamentos afetivos, saber coisas sobre as pessoas e etc…Mas esquecem que estão entrando em contato com o Demônio!
Algumas pessoas ainda andam dizendo que se trata apenas de uma questão de Marketing, de um filme que terá sua estréia em Julho nos EUA; isso não faz diferença nenhuma para a realidade do que está se tratando, pois as invocações ao espirito de Charlie continuam acontecendo...
Li há alguns dias atrás no site de notícias G1 que numa escola no Amazonas crianças passaram mal após terem feito esta brincadeira em sala de aula, com sintomas de vômitos, medos, comportamentos estranhos e etc…Isso para mim é uma indicação de algo não esta indo muito bem…
E gosto sempre de citar o que a Tradição e o Magistério da Igreja, os Santos e os seus documentos nos ensinam…O Catecismo da Igreja no numero 2116 diz:
“Todas as formas de adivinhação hão de ser rejeitadas: Recurso a Satanás ou aos Demônios, evocação dos mortos ou praticas que erroneamente se supõe “descobrir” o futuro.” (CIC 2116)
Santo Agostinho ainda reforça dizendo: “Toda adivinhação é obra dos Demônios”
Não podemos permitir que os nossos jovens, por ignorância caiam nas armadilhas do Mal.
E apesar de Padre José Fortea dizer que nem todas as pessoas irão realmente ficarem possuídas pelo Demônio por fazerem tal brincadeira, é certo que não se pode descartar esta realidade da possessão, como muitas vezes já vi, pois neste caso é um contato direto que as pessoas estão tendo com tais espíritos, e estão agindo sobre o livre arbítrio.
Se as pessoas que você conhece já fizerem e tiveram contato com este tipo de brincadeira, é necessário uma Oração de Renuncia, e o desejo do coração de não mais se envolver com estas realidades malignas.
Cristãos não brincam de Charlie Charlie…
Deus abençoe voce!


Fonte: http://blog.cancaonova.com/livresdetodomal/a-brincadeira-de-charlie-charlie-e-o-ocultismo/

PADRE VITOR


ESCRITO POR DOM FREI DIAMANTINO PRATA DE CARVALHO, OFM ON .


Pe._Vitor
Comunicamos que hoje pela manhã, na Congregação das Causas dos Santos, reuniu-se a comissão de cardeais e bispos para examinar a cura atribuída ao Venerável Servo de Deus Pe. Vitor.

Todos foram unânimes em dar seu parecer favorável.

Damos graças à Deus, por essa auspiciosa notícia.

Aguardamos para o final do mês a assinatura do decreto pelo Santo Padre, o Papa Francisco, reconhecendo o “milagre” do candidato a beato.


Publicado no site da Diocese da Campanha: http://www.diocesedacampanha.org.br/portal/component/content/article/1393-padre-vitor.html

domingo, 31 de maio de 2015

2ª NOITE COM AS FAMÍLIAS

É NESTA SEMANA, NÃO SE ESQUEÇA, ESPERAMOS VOCÊS NA COMUNIDADE SÃO PEDRO.